Ideal Ambiental

Licença e Regularização Ambiental

« Voltar

* Requerimentos de Licença Prévia (LP) / Instalação (LI) / Operação (LO):

O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia a instalação do empreendimento, sendo o processo dividido em três tipos de licenças básicas: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.

Há, ainda, outras formas de licenciamento que podem ser solicitadas pelo órgão ambiental a depender da atividade do empreendimento, como por exemplo: Autorização ambiental; Outorga de recursos hídricos; Transporte e comércio de produtos florestal; Transporte de resíduos.

No processo de licenciamento, o órgão ambiental solicita alguns planos ambientais, de acordo com a atividade do empreendimento, como por exemplo: Plano de Controle Ambiental (PCA), Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Plano Básico Ambiental (PBA), Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).


* Assessoria Técnica/Jurídica:

Os empreendimentos que apresentam risco de contaminação ambiental devem possuir técnicos especializados para prestar assessoria técnica e jurídica na área, garantindo assim a adequação das empresas às exigências técnicas e legais dos órgãos ambientais.

A assessoria consiste em diagnosticar a situação ambiental da empresa, apontando as soluções que deverão ser implantadas, além do acompanhamento destas ações.