Ideal Ambiental

Projetos Ambientais

« Voltar
* Plano de Controle Ambiental / Plano Básico Ambiental / Relatório Ambiental Preliminar:
  • PCA
Documento a ser apresentado no pedido da Licença Ambiental de Instalação (LI) o qual apresenta todos os impactos previstos na fase de implantação da obra, contendo as respectivas medidas mitigadoras e de controle ambiental.

  •   PBA
  Plano que contém ações mitigatórias dos programas ambientais propostos no EIA/RIMA, desde a etapa de início da obra até a operação do empreendimento incluindo o seu monitoramento.

  •   RAP
Estudo técnico apresentado para a obtenção da Licença Prévia – LP , serve como instrumento de análise de viabilidade ambiental e compreende um diagnóstico dos aspectos físicos, biológicos e sócio econômicos da área do empreendimento e entorno, além da descrição dos impactos gerados e definição das medidas mitigadoras, de controle ambiental e compensatórias.


* EIA/RIMA / EPIA/RIMA:


O EIA/RIMA é um Estudo de Impacto Ambiental realizado em empreendimentos e atividades consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras causadoras de significativa degradação ao meio ambiente.

O estudo é elaborado por uma equipe multidisciplinar que analisa os aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos do ambiente.

Além de ter que atender as legislações cabíveis, deve obedecer algumas diretrizes, como:
  • Contemplação de todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, contrapondo com a hipótese da não implantação do mesmo;
  • Identificação e avaliação dos impactos gerados;
  • Definição de limites geográficos a ser direta ou indiretamente afetados pelos impactos;
  • Consideração de programas e planos propostos e em implementação do governo nos limites geográficos.

O relatório (RIMA) é um resumo dos estudos do EIA com linguagem acessível para a população.


* Plano Municipal de Saneamento Básico:


O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade.

Abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais, apresentado para discussão e aprovação pelo Município, conforme previsto na Lei Federal Nº 11.445/07.


* Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD:

O Plano de Recuperação de Área Degradada é um instrumento exigido pelos órgãos ambientais para atividades que causaram impactos significativos ao meio ambiente, e deverão sofrer processos para a retomada das características originais da área.

O PRAD deverá informar os métodos e técnicas a serem empregados de acordo com as peculiaridades de cada área, devendo ser utilizados de forma isolada ou conjunta, preferencialmente aqueles de eficácia já comprovada.


* Projetos de Tratamento de Efluente Sanitário e Industrial:

De acordo com as características do efluente, são definidas as melhores tecnologias para o tratamento, e posterior lançamento nos corpos receptores, sem que haja impactos significativos ao meio ambiente e à saúde humana.


* Projetos de Drenagem de Águas Pluviais:

  Um projeto de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais é composto por informações sobre o sistema de engenharia aplicado destinado ao transporte, retenção, tratamento e disposição final das águas das chuvas.
Os sistemas de drenagem são classificados de acordo com seu tamanho em sistemas de microdrenagem e sistemas de macrodrenagem.