Ideal Ambiental

(23/06/2015) Iniciativas que estimulam a reciclagem através de benefícios aos geradores

« Voltar
Um dos grandes desafios das grandes cidades atualmente é a gestão dos resíduos sólidos, visto a grande quantidade de lixo gerada e a dificuldade cada vez maior em dar uma destinação final adequada para todos os resíduos. Frente a essa situação, a reciclagem é uma prática muito importante para reduzir o volume de lixo que vai para os aterros e ainda reincorporar os resíduos na cadeia produtiva, gerando emprego e renda para muitas pessoas.

Entretanto, a reciclagem requer uma conscientização da população em relação à separação dos resíduos, algo difícil de alcançar mesmo com a ajuda de campanhas publicitárias e ações das prefeituras. Nesse contexto, outras estratégias foram surgindo para engajar a população a reciclar seus resíduos. Uma delas é a troca do material reciclável por outros bens de consumo, criando assim um atrativo para o consumidor dar outro destino (que não o aterro sanitário) aos materiais recicláveis. 

Na China, por exemplo, a empresa Incom criou uma máquina que troca garrafas plásticas por passagens de trem e recargas de celular. Tais máquinas foram distribuídas em 34 localidades da cidade de Pequim. Quando as garrafas são depositadas, peso e composição são escaneados por sensores que, a partir dessas informações, calculam seu valor. Logo em seguida, o usuário é solicitado a escolher entre a recarga de celular ou a passagem de trem. Atualmente, essas máquinas são responsáveis pela reciclagem de mais de 15 mil toneladas de garrafas PET por ano.

 
Máquina que faz troca de garrafa PET na China.

Na Turquia, uma empresa teve uma ideia ainda mais inusitada, criando uma cabine de reciclagem que troca garrafas plásticas por alimentos aos cães e gatos de rua, incentivando a reciclagem por pessoas que se preocupam com os animais. No objeto, há um buraco para que garrafas plásticas sejam depositadas. Assim que isso ocorre, certa quantidade de ração é automaticamente despejada em um pote, numa abertura inferior da cabine. Se a garrafinha ainda tiver um pouco de água, ela pode ser despejada em outro buraco, que levará a água diretamente a outro pote, também destinado aos animais em situação de rua. 


Na Turquia, a troca de material reciclável beneficia também os animais.

Tais iniciativas não são exclusivas dos países estrangeiros e das empresas privadas. Hoje no Brasil, existem várias ações de troca de material reciclável, algumas delas idealizadas pelas prefeituras dos municípios. 

Em Curitiba, a Prefeitura Municipal incentiva a reciclagem dessa forma desde 1991, quando foi criado o Câmbio Verde. O programa promove a troca de lixo reciclável por alimentos: 4 kg de resíduos equivalem a 1 kg de hortigranjeiros. O óleo vegetal e animal também pode ser trocado (2 litros de óleo equivalem a 1 kg de alimentos). Além de contribuir para a limpeza e preservação do meio ambiente, o Câmbio Verde também busca auxiliar na melhoria da qualidade da alimentação da população de baixa renda. 

Outra iniciativa criada pela Prefeitura recentemente foi a instalação de quatro Estações da Sustentabilidade espalhadas em bairros distintos de Curitiba. Cada estação pode receber 12 tipos de materiais recicláveis, como vidro incolor e colorido, papel branco, papelão, papel colorido, embalagem longa vida, plásticos, rótulos, tampas e garrafas pet, além de latas de alumínio e outros metais. A população deve levar os materiais até o local, previamente separados e limpos. Na última Estação instalada pela Prefeitura, em maio desse ano, os moradores que mais colaborarem com a coleta seletiva poderão receber prêmios simbólicos, como ingressos para atividades artísticas da cidade, estimulando ainda mais a reciclagem.

 
Estação de Sustentabilidade em Curitiba

Cada uma tem sua particularidade e usa a criatividade de formas diferentes, mas todas essas iniciativas são muito importantes para o meio ambiente. Ideias criativas aliam a reciclagem às necessidades do dia a dia ao mesmo tempo em que conscientizam as pessoas. Desse modo, uma mudança de comportamento tão importante como o descarte correto acaba acontecendo mais facilmente e em maior escala.


Fonte: Prefeitura de Curitiba / eCycle