Ideal Ambiental

Equipe da Ideal capacita funcionários do restaurante Brasileiríssimo para o gerenciamento adequado de resíduos

« Voltar
Restaurante Brasileiríssimo

A Ideal Ambiental foi responsável no mês de Maio pela elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do Restaurante Brasileirríssimo, localizado no centro de Curitiba. A elaboração do plano é obrigatória para estabelecimentos que produzem mais de 600 litros de resíduos orgânicos ou recicláveis, como determina o Decreto Municipal nº 983/2004.

Durante uma semana, a equipe da Ideal fez o levantamento da tipologia e a quantificação dos resíduos gerados, a fim de propor melhorias nas etapas do gerenciamento, que vão desde a separação adequada em lixeiras, até sua destinação final. Além disso foi realizado um treinamento para a conscientização e capacitação dos colaboradores, estimulando uma preocupação efetiva com o manejo dos resíduos sólidos.  

O treinamento realizado pela Ideal Ambiental para os funcionários do Restaurante Brasileiríssimo teve como objetivo introduzir as normas referentes aos resíduos a nível nacional e municipal e também explicar noções básicas da separação e reciclagem dos resíduos gerados diariamente no estabelecimento. Também foram apontadas mudanças que poderiam ser feitas para otimizar o gerenciamento de resíduos e reduzir a perda de alimentos. 


Treinamento realizado para os funcionários do Restaurante.
 
A conscientização ambiental é um dos benefícios que o PGRS pode trazer para as empresas, mas existem outros pontos positivos ao se implantar o projeto, como por exemplo: 

redução de custos com o armazenamento, descarte de resíduos e compra de matéria-prima; 
maior organização e aproveitamento do espaço;
melhoras na limpeza, evitando a proliferação de animais; 
melhoras na segurança do trabalho e bem estar dos trabalhadores, entre outros.