Ideal Ambiental

Conheça a plataforma EducaRES – uma ação para apoiar iniciativas voltadas a gestão de resíduos sólidos.

« Voltar
A Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólido – EducaRES é uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para apoiar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei no. 12.305 de 2 de agosto de 2010.

A Estratégia busca um processo contínuo de aprendizado social, onde a Educação Ambiental e a Comunicação Social assumem papéis complementares e indispensáveis no desafio da sociedade de desencadear processos capazes de transformar realidades através da gestão dos resíduos sólidos. 

A plataforma EducaRES é uma infraestrutura tecnológica criada para divulgação e mapeamento de práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos que ajudem a enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), proporcionando aos gestores, catadores de material reciclável e cidadãos, a oportunidade de conhecer boas iniciativas de todas as regiões do País. Mais de 190 experiências sobre educação ambiental e comunicação social na área de resíduos sólidos estão disponíveis na plataforma virtual. 

 
Plataforma EducaRES

Podem ser inscritas práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social, sob a ótica da Política Nacional de Resíduos Sólidos, desenvolvidas por instituições da sociedade civil, poder público e setor privado. Para participar, o responsável pela iniciativa ou pela instituição deve preencher todos os itens de um formulário pertinentes à sua experiência. Depois de enviada, a prática será analisada pelos administradores da Plataforma EducaRES e quando aprovada, a sua iniciativa aparecerá no mapa colaborativo georreferenciado.

A plataforma pode ser acessada e fornecer informações para todos os cidadãos, mas somente instituições da sociedade civil, setor privado e poder público podem submeter suas práticas. Para conhecer as práticas da Plataforma Educares, basta clicar em “ver práticas” e você poderá localizar as práticas por público, tipo de resíduo ou lugares e municípios onde a iniciativa acontece. Com o resultado da busca é possível localizar a iniciativa no mapa, informações básicas e sítios para mais informações.

Em 2014, o MMA lançou um edital público que selecionou 84 ações de referência que foram reconhecidas como “Práticas de Referência EducaRES” e aparecerem de forma diferenciada na plataforma. Tais experiências também serão recomendadas pelo Ministério do Meio Ambiente como referência para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos, presenciais ou a distância, produzidos pelos governos no âmbito federal, distrital, estadual e municipal.

Em Curitiba, 3 ações foram reconhecidas como práticas de referências, duas delas da Prefeitura Municipal de Curitiba: o Programa Ecocidadão,  que visa a inclusão socioambiental dos catadores informais através da implantação de locais dotados de infra-estrutura física adequada para o trabalho; e a campanha “Dr. Sigmundo e sua turma”, voltada a conscientização dos cidadãos para a redução e correta separação do lixo. Além dessas iniciativas, uma ação de uma instituição privada também foi reconhecida: o projeto Ecolona da empresa Battistella, que desenvolveu uma parceria com as costureiras para quem doa matéria prima e posteriormente compra os produtos finalizados para serem fornecidos como brindes aos funcionários.


"Dr. Sigmundo e sua turma", ação reconhecida pelo MMA como referência.

A Plataforma EducaRES continua recebendo inscrições de práticas de educação ambiental e comunicação social com resíduos sólidos. Os interessados podem utilizar a plataforma para divulgação de suas experiências a qualquer momento, acessando o site e preenchendo a ficha com os dados solicitados.


Fonte: Ministério do Meio Ambiente