Ideal Ambiental

(18/12/2015) Ideal Ambiental elabora PGRS para a rede de supermercados Rio Verde

« Voltar

Supermercado Rio Verde – Unidade Colombo Centro

Desde o mês de Agosto, a Ideal Ambiental tem elaborado e atualizado os Planos de Gerenciamentos de Resíduos (PGRS) das unidades da rede de supermercados Rio Verde, que atua na cidade de Colombo e também em Curitiba.

O PGRS é um instrumento de adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e legislações estaduais e municipais quando existentes. O plano tem como o objetivo controlar todas as etapas do manejo de resíduos sólidos, desde o momento em que eles são gerados até a sua destinação final, dessa forma otimizando o gerenciamento dos resíduos.

O PGRS, além de ser necessário para estar de acordo com as normas ambientais, é também um ótimo negócio para as empresas, melhorando o ambiente de trabalho e a produtividade. Alguns dos benefícios proporcionados pelo PGRS são: 
redução de custos com o armazenamento, descarte de resíduos e compra de matéria-prima; 
maior organização e aproveitamento do espaço; 
melhoras na limpeza, evitando a proliferação de animais; 
melhoras na segurança do trabalho e bem estar dos trabalhadores, entre outros.

Além de promover um gerenciamento mais eficaz dos resíduos e a adequação a legislação vigente, o plano também promove a educação ambiental, por meio de um treinamento para a conscientização e capacitação dos colaboradores, estimulando uma preocupação efetiva com o manejo dos resíduos sólidos.  Dessa forma, além do estabelecimento estar adequado às normas de gerenciamento de resíduos, ele contribui também para a diminuição do impacto ambiental de suas atividades.