Ideal Ambiental

(05/12/2019) Saiba o que é uma Green Tech

« Voltar

Green techs são empresas que oferecem produtos e serviços que buscam a preservação do meio ambiente, por meio de soluções tecnológicas.

Este conceito surge da mudança dos hábitos de consumo e da exploração dos recursos naturais, utilizando um conjunto de tecnologias para melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

As tecnologias utilizadas vão desde a utilização de técnicas limpas de produção de energia até aplicativos voltados ao compartilhamento de carros e o uso de veículos elétricos, capazes de auxiliar na minimização de impactos ambientais gerados pelas atividades humanas.

Como tornar minha empresa uma green tech?

Atualmente os consumidores buscam conhecer melhor a empresa que estão comprando os produtos, escolhendo organizações que pratiquem boas práticas e que tenham o meio ambiente em um dos seus pilares de trabalho. Isso se comprova através de algum tipo de engajamento ambiental (implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, por exemplo) ou com a utilização mais responsável de recursos naturais.

Algumas das medidas a serem tomadas pelas empresas são:

  • Sistema de energia inteligente - priorizar a utilização de energia de algum recurso natural renovável (energia solar, eólica, biomassa, hidroelétrica, ondas de maré, entre outros);

  • Apps de economia compartilhada - promover a utilização do mesmo produto por diversas pessoas;

  • Data centers com eficiência energética - adequação das estruturas físicas das empresas, bem como de seus data centers, priorizando servidores na nuvem, por exemplo, reutilizando o consumo de energia.