Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA aprenda de uma maneira simples

Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA aprenda de uma maneira simples

O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) é fundamental para avaliar os possíveis impactos ambientais e legislações aplicáveis, antes da implantação de um novo empreendimento.

Para se antecipar a possíveis impactos ambientais em seu projeto, continue lendo e entenda mais sobre EVA e como ele é elaborado.

O que é o Estudo de Viabilidade Ambiental?

O Estudo de Viabilidade Ambiental serve como segurança para a implantação do seu negócio. Será verificado se a área escolhida é viável para seu empreendimento, avaliando as questões ambientais de acordo com a atuação no local. 

Ou seja, você terá a melhor estratégia para evitar ou minimizar impactos ambientais no seu projeto, levando em consideração aspectos como: 

  • Qual o porte, as atividades e a localização?
  • Quais são as características do local?
  • A construção na área irá atender as expectativas econômicas, legais e sustentáveis do projeto? 

Qual a importância do EVA?

O que não pode faltar em um bom planejamento é ter uma boa base. Colocar um edifício em um local não apropriado, seria como procurar por problemas, e o Estudo de Viabilidade Ambiental te indica exatamente como evitá-los.

É importante identificar quais são as áreas preservadas por lei, e quais serão as mais apropriadas para suportar as atividades de seu projeto, evitando obstáculos como deslizamentos, inundações, etc.

Quais são as vantagens?

Tendo em vista que problemas serão evitados, o Estudo de Viabilidade Ambiental oferece uma base concreta de como atuar na região escolhida, dentro da legalidade, para evitar problemas ambientais futuros.

Portanto, com esse primeiro passo você irá se antecipar aos possíveis impactos ambientais causados pela atividade, e as exigências legais para sua implantação, reduzindo custos para possíveis adequações futuras.

Em qual tipo de projeto é necessário o EVA?

O Estudo de Viabilidade Ambiental é essencial principalmente em projetos novos, para auxiliar na construção estratégica, estudando a fundo o local, por  isso é recomendado buscar ajuda profissional. 

Por ser um estudo multidisciplinar, é preciso a colaboração de alguns profissionais capacitados, como: Engenheiros Ambientais, Topógrafos, Geólogos, entre outros.

Porém a escolha dos profissionais pode variar de acordo com o propósito do seu empreendimento e também pela região em que pretende realizar sua instalação.

Conclusão

Com isso você entendeu que aplicar o Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) é crucial para a base do seu projeto, analisando assim, com ajuda profissional, a melhor estratégia para seu empreendimento.

O EVA prevê possíveis problemas ambientais decorrentes da atividade, e propõe alternativas para garantir sua viabilidade, levando em consideração os aspectos ambientais inerentes do empreendimento e as características do local a ser instalado.

Afinal, um bom planejamento sempre leva em consideração a sustentabilidade e economia de um projeto. 

E como dissemos, é recomendado que você conte com a ajuda de profissionais capacitados para a realização desse estudo, e nós da Ideal Ambiental podemos te ajudar com isso, e outras questões para um negócio mais sustentável.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.