Certificações Green Building

Maximize o potencial sustentável de seu empreendimento com nossas soluções de certificação. Saiba como alcançar o topo da excelência com empreendimentos ambientalmente responsáveis. Confira nossos serviços:

Certificações

A sustentabilidade vem sendo tendência de destaque cada vez mais relevante para empresas e pessoas que buscam impacto positivo no mercado. Empreendimentos que levam em consideração altos padrões de sustentabilidade e consequentemente respondem aos desafios ambientais atuais se tornam símbolo de excelência.

Algumas das certificações mais amplamente difundidas são: GBC Brasil Casa, GBC Brasil Condomínio, LEED, GBC Life, AQUA, WELL, Fitwel, GBC Zero Energy, EDGE, TRUE Zero Waste, Selo Casa Azul, entre outros.

As Certificações GBC Brasil Casa e GBC Brasil Condomínio®, desenvolvidas pelo Green Building Council Brasil, tem a intenção de fornecer ferramentas necessárias para projetar, construir e operar empreendimentos residenciais com alto desempenho e práticas sustentáveis.

A fim de auxiliar seu empreendimento a se adequar às exigências do setor a Ideal Ambiental, que já é referência em serviços ambientais há 15 anos, oferece também consultoria em Certificações Green Building, visando descomplicar o processo aos nossos clientes.

Acompanhamento

Acompanhamento Ambiental de Obras com Certificação LEED, GBC Brasil E AQUA HQE

O acompanhamento ambiental em obras é fundamental para monitorar e fiscalizar o cumprimento das condicionantes ambientais previstas nos planos de controle e autorizações dos órgãos competentes. Com o acompanhamento é possível avaliar os impactos causados pelo empreendimento, e a efetividade das ações e medidas de controle. Além disso, o as verificações e registros ao longo da implementação de todas as fases do projeto são essenciais na etapa de comprovação no processo das certificações.

Documentações Complementares

Plano De Qualidade do Ar Interno (PQAI)

O Plano de Qualidade do Ar Interno (PQAI) é o documento que define as medidas de controle de odor e poeira, proteção aos sistemas de ar condicionado e exaustão, controle das fontes de poluição, dentre outros aspectos relacionados a qualidade do ar durante a construção. O plano tem como objetivo garantir a sustentabilidade da obra com qualidade do ar interior.

Plano de Controle de Erosão e Sedimentação (PCES)

O Plano de Controle de Erosão e Sedimentação (PCES) orienta o monitoramento do material particulado proveniente do canteiro de obras, contenção de taludes, dentre outros aspectos. O documento é exigido para certificação de edifícios sustentáveis, e necessita de acompanhamento periódico das medidas de controle previstas.

Plano de Resiliência

O Plano de Resiliência se fundamenta na identificação dos principais riscos que o empreendimento e seu entorno enfrentam, considerando desastres naturais e humanos, propondo medidas de prevenção e, futuramente, de manutenção para a minimização de riscos. Essa definição de estratégias efetivas deve estar sempre voltada à qualidade de vida e o bem-estar das pessoas que utilizam o espaço. O plano é apresentado como parte integrante da documentação necessária para a obtenção de algumas certificações.

Plano de Gestão de Águas Urbanas (PGAU)

O Plano de Gestão de Águas Urbanas tem por objetivo reduzir os impactos ambientais causados pelo manejo inadequado das águas pluviais que incidem no meio urbano. Ele se baseia inicialmente em uma caracterização do estado atual do sistema de drenagem urbana do município, incluindo histórico da área, hidrografia, análise de riscos e análise da qualidade das águas em sua elaboração. Além disso, o plano contém medidas e indicadores para a manutenção da qualidade da água urbana no empreendimento, bem como monitoramento das metas e resultados.

Plano de Qualidade da Água

O Plano de Qualidade da Água é uma ferramenta metodológica de avaliação e gerenciamento de riscos à saúde, associados aos sistemas de abastecimento de água, desde a captação até o consumidor.
Ao identificar perigos e riscos oportunamente, garante maior segurança, confiabilidade e qualidade da água. Conta também com uma avaliação do sistema, monitoramento operacional e planos de gestão específicos para cada empreendimento. Por ser um instrumento de boas práticas com abordagem preventiva, o plano também otimiza processos de trabalho e reduz os custos de tratamento.