Gerenciamento De Resíduos

Relatório de Execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Como forma de avaliar a execução das metas estabelecidas no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, os órgãos ambientais exigem durante a renovação da licença de operação que seja apresentado um relatório técnico, contendo o acompanhamento e a avaliação das atividades, além de verificar se as ações planejadas foram executadas.

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) é obrigatório para todos os empreendimentos que prestem atendimento à saúde humana e animal, laboratórios, necrotérios, funerárias, farmácias e drogarias, centros de ensino e pesquisa, centro de zoonoses, estúdio de tatuagem e todos os serviços geradores de material biológico.

Este documento, assim como o PGRS, visa realizar o correto manejo dos resíduos gerados nas áreas de saúde, sendo necessário que haja tratamento e disposição final dos resíduos. A Ideal Ambiental realiza a elaboração seguindo as normativas da Resolução Anvisa RDC 06/04 e regulamentações da resolução CONAMA nº 283/01. O PGRSS é exigido por órgãos fiscalizadores da vigilância sanitária e é parte integrante do processo de licenciamento ambiental.

Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)

O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) refere-se ao documento técnico que basicamente realiza o manejo correto dos resíduos gerados em construções, reformas, demolições e outros reparos que possam gerar restos de alvenaria, solo, resina, tinta, madeira e entulhos em geral. As diretrizes para a estruturação do PGRCC são descritas na resolução CONAMA 307/2002, este é parte integrante para a aprovação do alvará de construção e do licenciamento ambiental do empreendimento.

Relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RGRCC)

O relatório de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil é parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), ao final da construção ou reforma, este documento deve conter informações das quantidades e características dos resíduos efetivamente gerados, conjunto ao manifesto de transporte (MTRS) e certificados de destinação (CDF), como forma de comprovação das informações.

Gestão Global de Resíduos

A Ideal Ambiental possui uma equipe especializada e parcerias devidamente licenciadas para auxiliar na gestão global dos resíduos gerados pelo seu empreendimento. Nós estamos disponíveis para realizar o gerenciamento dos resíduos provenientes da sua empresa, analisando a melhor logística para a coleta deste, contabilizando os certificados e realizando as estimativas de geração através de relatórios periódicos.

Acompanhamento Ambiental de Aterro Sanitário

O Acompanhamento Ambiental de Aterro Sanitário tem como objetivo avaliar o desempenho ambiental do local, permitindo a identificação de alterações no comportamento previsto. Neste documento são avaliados diversos aspectos relativos às medidas de controle ambiental, bem como de operação do Aterro Sanitário.

Plano de Logística Reversa

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) instaurou a responsabilidade compartilhada ao longo do ciclo de vida de determinados produtos. Desta forma, o plano de logística reversa tem como principal objetivo planejar, operar e controlar os produtos após a sua venda, buscando que estes retornem à cadeia produtiva para seu reaproveitamento, reuso, reciclagem, tratamento e destinação final correta.

Projeto de Aterro Sanitário

De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os rejeitos provenientes dos resíduos sólidos urbanos devem ser dispostos de forma adequada. No Brasil, a solução mais utilizada para esta destinação é por meio de Aterros Sanitários. Esses locais devem ser projetados de acordo com a norma ABNT NBR 8.419:1992, contemplando as estruturas físicas, operacionais e de controle ambiental.